Amigo Secreto: origem e ideias para brincar

Hoje vou falar sobre amigo secreto. Uma brincadeira tradicional entre as famílias, amigos e colegas de trabalho.

Mas você sabe a origem do amigo secreto?

O amigo secreto se originou com o povo nórdico e surgiu para homenagear os deuses, quando, no dia 24 de dezembro, todos os participantes esperavam amanhecer para trocas presentes e conversar com  os deuses.

A brincadeira acabou chegando para todo mundo. A sua popularização aconteceu em 1929, em plena crise econômica, quando ninguém tinha dinheiro para comprar luxos e mimos para todos. Por meio da brincadeira, mesmo com pouco dinheiro, todos acabavam ganhando algum presente com o sorteio do amigo secreto.

A ideia foi tão boa que acabou se tornando uma brincadeira tradicional desde então.

No começo, o amigo secreto consistia apenas num sorteio por meio de papeizinhos, mas hoje há vários tipos de formas de se sortear o amigo secreto.

Com a globalização e conectividade até sites para o sorteio do amigo secreto foram criados e não há mais barreiras para não participar desta brincadeira, mesmo que você esteja do outro lado do mundo!

Alguns Estados do Brasil chamam o amigo secreto de amigo oculto, como é o caso do Rio de Janeiro e você já deve ter ouvido isso nas novelas, não é mesmo? Amigo secreto ou amigo oculto ambos são sinônimos, mas o que importa mesmo é brincar e ser feliz nesta data tão especial que é o Natal!

Por isso, resolvi postar algumas ideias para o sorteio do seu amigo secreto!

Amigo tradicional: são colocados os nomes dos participantes em papeizinhos e depois é feito um sorteio. É estipulado o valor do presente e na noite de Natal ou na festa de confraternização cada um entrega o seu presente, fazendo um discurso sobre quem ele tirou.

Amigo econômico: É a mesma forma do amigo secreto tradicional e ideal para aquele grupo que está com pouco dinheiro. Este amigo vale mais pela brincadeira, onde é estipulado um valor simbólico que varia de R$ 1,00 a R$ 5,00. O sorteio também pode ser feito no dia da entrega e, se for assim, deve´se pensar em um presente unissex.

Amigo ladrão: Todos compram um presente que gostariam de ganhar e fazem um pacote que não seja fácil a visualização. Por meio de um sorteio cada participante recebe um número e quem tirou o número 1 inicia a brincadeira. Em ordem numérica cada participante escolhe um presente que ainda está embrulhado e rouba o presente de quem já escolheu.O maior inconveniente desse tipo de amigo secreto é brincar com as crianças, pois muitas se sentem ofendidas com a roubalheira dos presentes e acabam chorando, o que pode causar um mal-estar entre todos!

Amigo da onça: Também é feito um sorteio, mas o presente precisa ser algo que o amigo não vai gostar! Alguns até chamam de inimigo secreto!

Amigo artesanal: O presente deve ser feito pela pessoa e o que vale é a criatividade. A vantagem é que não se gasta muito dinheiro.

Amigo mensagem: Um opção para agradar os amigos com mensagens de carinho. Vale escrever um cartão, uma carta ou uma história engraçada para quem você tirou.

Amigo bingo: É uma brincadeira bem divertida que consiste em todos brincarem do jogo do bingo. Quem for ganhando escolhe um presente e vai saindo da brincadeira.

Amigo secreto no site: Existem vários sites para sortear o amigo secreto. Aqui vão alguns links:

http://www.amigaosecreto.com.br

http://sorteioamigooculto.com

https://amigosecreto.zendesk.com

E aí, o que você achou?

Agora, é escolher um deles e começar a brincadeira!

Afinal, o Natal está chegando!

Beijos,

Lucy.

Anúncios

Um pensamento sobre “Amigo Secreto: origem e ideias para brincar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s